
“O Verde é Vida oferece uma oportunidade valiosa para desenvolver a compreensão sobre a preservação ambiental e as habilidades científicas”.
Eloise Antunes de Lima, ex-aluna da escola parceira do Verde é Vida da Afubra, teve projeto de pesquisa científica que a levou para os Estados Unidos.
O Verde é Vida Afubra, programa de educação da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), desenvolve suas atividades nos municípios onde a entidade atua, atendendo os agricultores e os seus associados, tendo como referência as escolas e suas comunidades. Criado em 8 de agosto de 1991, o Verde é Vida Afubra realiza suas ações nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Para promover a educação ambiental o Verde é Vida desenvolve as seguintes ações:
- Doação de mudas e sementes
- Participação em evento
- Doação de material didático pedagógico
- Realização de palestras
- Atividades lúdicas com Afubrinha (mascote)
- Ação Conjunta – Visa a integração entre todas as escolas com o desenvolvimento de projetos com a mesma temática
- Grupos Ambientais (GAs) – Têm por objetivo proporcionar ao educando o desenvolvimento de ações socioambientais identificando na comunidade os problemas existentes e buscando as melhores soluções
- Pesquisa Científica – Acontece nas escolas e incentiva a iniciação científica do aluno, com objetivo de promover a inovação e o desenvolvimento sustentável local e ou regional
- Programa de Coleta de Óleo Saturado – A escola recolhe o óleo saturado e a Afubra dá o destino correto
- Bolsa de Sementes – Coleta de sementes de árvores nativas da Mata Atlântica e Bioma Pampa, para a produção de mudas e recuperação de áreas
1981 - 1990:
Afubra assina um convênio com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) e inicia atividades de educação ambiental com ações pontuais: palestras para a comunidade e doação de mudas.
1991 – 1996:
Em 08/08/1991 a Afubra cria o Projeto Verde é Vida. Programa de educação ambiental da entidade. Cria o boneco Afubrinha, mascote do programa, que representa uma muda de árvore. Mantém a realização de palestras e a distribuição de mudas, que se torna a principal atividade do projeto.
1997 – 2001:
A Afubra através do Projeto Verde é Vida edita a Série Ecologia. Coleção de cinco livros que trata sobre a relação da floresta com os outros elementos da natureza. Neste período, o Verde é Vida distribui 85.000 livros e 550 mil cadernos de exercícios da Série Ecologia para alunos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Permanecem as ações de distribuição de mudas e palestras na comunidade
2002 – 2011:
O Projeto Verde é Vida reestrutura suas ações e organiza as atividades desenvolvidas em Programa de Sensibilização Ambiental (PSA); Programa de Coleta de Óleo Saturado (PCOS) e o Programa de Ação Socioambiental (PASA), com base em uma visão construtivista e holística.
2012 – 2020:
O Projeto Verde é Vida dá continuidade aos programas PSA, PCOS e o PASA, porém com a proposta de educação socioambiental rural, voltada ao desenvolvimento sustentável das comunidades rurais onde estão as escolas parceiras do projeto.
2021 – 2030:
Ao completar 30 anos de atividades ininterruptas o Verde é Vida se reorganiza mantendo sua proposta original como programa de educação da Afubra. Trabalhando uma educação socioambiental rural com uma visão construtivista, holística e voltada para o desenvolvimento sustentável
O Verde é Vida, desenvolve suas atividades através de uma parceria entre Afubra, município e escola, onde o Verde é Vida, entra com apoio técnico, didático, pedagógico, instrucional e logístico, para que a escola possa desenvolver seu projeto identificando na comunidade os problemas socioambientais e buscando soluções para estes problemas.
Tem como objetivo, desenvolver uma educação socioambiental, promovendo a educação no meio rural, sua diversificação, sustentabilidade, proteção da criança e do adolescente, a valorização da agricultura familiar e sua sucessão.
O Verde é Vida traz como referência:
1. A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei 9394 de 12/1996).
2. A transdisciplinaridade, proposta que visa promover um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento.
3. O pensamento construtivista de Jean Piaget e Lev Vigotsky.
4. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU em 2015.
Com base nestes preceitos o Verde é Vida traz como propostas para suas escolas desenvolver até 2030, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável/ Verde é Vida (ODS/VEVI) com base nas 15 ações propostas pelo Verde é Vida em 2012.
438
escolas
92
municípios
153.958
pessoas atendidas
Quer saber mais?
Entre em contato com a gente: [email protected]