Expoagro Afubra

Seminário de turismo rural aborda associativismo e cooperação regional

27 de março de 2025

Compartilhe

Evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 27, na Expoagro Afubra

Empreendedores do turismo rural da região tiveram a oportunidade de agregar conhecimentos, compartilhar informações e trocar experiências por meio do 15º Seminário Regional de Turismo Rural, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 27 de março, durante a programação da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS. O evento, realizado pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), destacou as iniciativas: Cantos e Encantos Rurais – Associação de Turismo de Santa Cruz do Sul e Rota Turística Caminhos de Lomba Grande, de Novo Hamburgo/RS.

O seminário iniciou com a fala do presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, que destacou o intuito do encontro. “Empreender e aprender a empreender, este é o grande objetivo do nosso seminário.” Logo em seguida, apoiadores da iniciativa tiveram um espaço para fazer o uso da palavra. Nos pronunciamentos, destaque para a colaboração com o turismo rural na promoção do desenvolvimento sustentável e na diversificação no campo.

Para falar sobre a Associação de Turismo Rural de Santa Cruz do Sul estava o presidente da entidade, Alexandre De Crescenzo Guedes da Luz, proprietário do Sítio Thomas Ecke, localizado em Rio Pardinho, interior de Santa Cruz do Sul/RS. Além da sua trajetória, ele contou todo o processo de criação da associação, que se consolidou em 2022. O presidente também pontuou as motivações necessárias para criar um empreendimento rural, com destaque para a busca por qualificação. Outro ponto abordado por ele foi a importância de participar da associação, para mais visibilidade e confiança do turista. “O associativismo é onde todos se abraçam, e todos fazem acontecer”, ressaltou.

Na oportunidade, Luz apresentou as ações da associação, como, por exemplo, as caminhadas na natureza. Além disso, ele falou sobre a criação do Roteiro Cantos e Encantos Rurais, um caminho que a por cinco empreendimentos preparados para receber os turistas. O presidente da entidade santa-cruzense ainda abordou assuntos como gastronomia, hospedagem, experiências, resgate da simplicidade da zona rural junto à natureza, acolhimento de forma autêntica, busca por parcerias com entidades, sustentabilidade, entre outros.

Durante a apresentação da Associação de Turismo Rural de Santa Cruz do Sul, dois associados à entidade, Leila Stacke do Sítio Pedagógico Paraíso e José Stoelben do Sítio Kajives, falaram sobre seus empreendimentos. Atualmente, a associação conta com 23 membros e tem como meta mais capacitações e projetos. “Nós podemos, sim, nos ajudar. Quanto mais fazemos, mais o turismo vai acontecer”, disse o presidente.

O especialista em Estratégia e Inovação, Deivid Schu, compartilhou o case da rota turística Caminhos de Lomba Grande, de Novo Hamburgo/RS, que oferece cultura, gastronomia e natureza, com a participação de 16 empreendimentos. Schu abordou também diversos temas sobre o desenvolvimento regional do turismo, destacando outros roteiros. Além disso, ele falou sobre conexões entre turismo rural e cultural, a busca por resultados por meios de esforços, competitividade turística, monitoramento do mercado turístico, a importância do associativismo, das parcerias e da cooperação regional. “Para o turismo dar certo tem que ter cooperação regional”, frisou.

Na apresentação, Schu destacou que o Rio Grande do Sul é uma das melhores rotas de infraestrutura para o turismo. Ele afirmou que o valor fundamental para desenvolver um produto turístico é a inovação. “Inovação é tomar decisões que levam algo novo para o mercado consumidor”, explicou o especialista. Ao final do evento, o espaço foi aberto para perguntas. O 15º Seminário Regional de Turismo Rural teve o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), da Emater/RS-Ascar, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), da Sicredi Vale do Rio Pardo e da Secretaria Estadual de Turismo. E patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

 

Jorn. Patricia Barreto – MTb/RS 15.630
Assessoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2025
Crédito da foto: Alencar da Rosa

Compartilhe

Fale conosco

Trabalhe conosco

Ao cadastrar ou atualizar o seu currículo, este ficará vigente pelo período de um ano.

Confira as vagas disponíveis.

ver mais

Nossas filiais

Veja a localização ou entre em contato com uma de nossas filiais.

ver mais