Espaço dedicado aos alimentos cultivados em horta na Expoagro Afubra proporciona uma experiência única aos visitantes
Muito mais que um local para a compra de sementes, o Espaço das Hortaliças na Expoagro Afubra oportuniza a vivência de uma experiência única, em que o atendimento técnico faz toda diferença na hora de escolher o produto mais adequado para a necessidade de cada visitante. O trabalho é viabilizado pelos parceiros da Afubra, que compartilham conhecimento e tecnologias. “Com estas parcerias, a feira de fato favorece aquilo que é esperado, promover a diversificação de culturas atrelado à agricultura familiar”, salienta o gerente de Produção Agroflorestal da Afubra, Juarez Iensen Pedroso Filho, engenheiro florestal responsável pelo espaço.
Como parceiros estão a Silvestrin, que trouxe o programa de fomento de mini pimentões, tomates sweet grape e tomates como antigamente; Açopema, com as tecnologias em cultivo protegido; Yara Fertilizantes, que promove a nutrição vegetal; Basf com soluções de proteção de cultivo (defensivos agrícolas); Elysios, com tecnologia que proporciona automação, gestão de fertirrigação e monitoramento das condições ambientais através de sensores e estação agrometeorológica; e a TopSeed, com sementes de hortaliças de alto potencial genético.
No Espaço das Hortaliças há em demonstração as melhores práticas para o cultivo de alimentos em horta, com foco na produtividade, resultante da utilização de material genético de alta performance. No que diz respeito à qualidade, no local é abordado o manejo adequado que busca uma produção mais sustentável. Ademais, também são apresentadas técnicas de plantio direto e de irrigação eficiente.
Diversidade – O Viveiro Florestal da Afubra tem como característica a diversidade de mudas. Na Expoagro Afubra não seria diferente. No estande estão 183 tipos de plantas à disposição dos visitantes, entre espécies e cultivares, em diferentes segmentos. Destaque para os diferentes tipos, como Eucalyptus – seminal, clone de eucalyptus grandis C23 e acácia-negra. De plantas nativas de biomas da mata atlântica e pampa são 103 espécies, entre elas, algumas ameaçadas de extinção, como, por exemplo, araucária, butiá, palmiteiro, imbuia, cabreúva e grápia.
No local, além das mudas de viveiros, o atendimento técnico faz a diferença na hora da compra. Conforme o engenheiro florestal, Juarez Iensen Pedroso Filho, mudas de qualidade são essenciais para o início de qualquer plantio, seja de planta nativa ou de uma cultivar que recebeu melhoramento. “Diante de mudas com qualidade é possível obter mais segurança no investimento e obter resultados mais satisfatórios. Trabalhamos com materiais que aram por programas de melhoramento e entregam ainda mais. Portanto, é uma forma de buscar qualidade, uniformidade e produtividade”, destaca. A Expoagro Afubra encerra nesta sexta-feira, 28 de março, contabilizando um grande público em todos os dias da feira.
Jorn. Patricia Barreto – MTb/RS 15.630
Assessoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2025
Crédito das fotos: Bruno Pedry