Expoagro Afubra

Parcela destaca identificação e usos de plantas bioativas

28 de março de 2025

Compartilhe

Um espaço em que os visitantes podem conhecer mais sobre plantas medicinais, aromáticas, condimentares e não convencionais. Assim é a parcela das Plantas Bioativas, do Espaço Casa da Emater na Expoagro Afubra, de Rio Pardo – feira que se encerra nesta sexta-feira (28/03). No local, o público pode visualizar espécies diversas, como a bertalha, alcachofra, ora-pro-nóbis, mil em rama, babosa, guaco, citronela e erva baleeira, além de cultivos mais populares, como manjericão e hortelã.

“Uma das ideias é trabalhar com o público a identificação das plantas, já que muitas delas são parecidas, ou possuem nomenclaturas diferentes de acordo com a região”, explica a extensionista da Emater/RS-Ascar Carla Goldasz, que salienta que a grande quantidade de plantas disponíveis na parcela tem justamente esse propósito. “Claro que, para além de saber distinguir um tipo de outro, no espaço também discutimos os usos, as formas de cultivo e os benefícios de cada uma”, pontua a extensionista.

Carla destaca que, em muitos casos, as pessoas até costumam ter alguma plantinha, tem aquela memória afetiva, do “chazinho da vovó” na juventude, e a intenção é fazer esse resgate, para que essas práticas possam ter continuidade. “Até mesmo porque essas plantas, hoje em dia, não são só para a elaboração de chás, mas também para a produção de pomadas, de cosméticos e de óleos essenciais, que também são muito difundidos, e mesmo para a biodiversidade alimentar, já que muitas são comestíveis”, frisa a profissional.

Como exemplos, ela cita a bertalha, cuja folha fica muito saborosa em saladas, refogados ou como ingrediente de pães e suflês; o peixinho da horta, que serve como petisco, sendo consumido até mesmo frito e o hibisco que, para além da infusão, pode ser utilizado geléias ou bebidas. “Muitas das plantas são facilmente encontradas no meio ambiente e podem ser adotadas para uma alimentação saudável, diversificada, nutritiva e sustentável, já que muitas delas prescindem de práticas agroecológicas”, enfatiza.

Ainda dentro do espaço, a extensionista da Emater/RS-Ascar Andrea Balbueno realiza oficinas sobre travesseiros aromáticos feitos de tecido de algodão ou de saquinho reciclável, preenchidos com ervas medicinais, óleos essenciais e sagu e que têm efeito relaxante e contribuem para uma boa noite de sono e também a técnica de alcoolatura, um produto feito a partir da maceração de plantas frescas, diluídas em álcool de cereais, que podem ser escolhidos de acordo com as necessidades. “A ideia é ampliar as possibilidades de uso”, destaca.

Em uma área de 15.500m², a Emater/RS-Ascar apresenta 20 parcelas temáticas relacionadas à diversificação das atividades produtivas, geração de renda, qualidade de vida, cuidados com o meio ambiente e à permanência do jovem no campo. Até esta sexta-feira (28/03), serão apresentados, além da Plantas Bioativas, os temas Apicultura e Meliponicultura, Agroindústria Familiar, Artesanato Rural, Bovinocultura de Leite, Cozinha Show, Cooperativismo, Erva-mate, Fruticultura, Ajardinamento e Floricultura, Morango em substrato, Olericultura, Processamento de Carnes, Pecuária Familiar, Piscicultura, Saneamento Ambiental, Secagem e Armazenagem, Solos, Tecnologia da Aplicação e Turismo Rural.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra

Jornalista Tiago Bald

[email protected]

Compartilhe

Fale conosco

Trabalhe conosco

Ao cadastrar ou atualizar o seu currículo, este ficará vigente pelo período de um ano.

Confira as vagas disponíveis.

ver mais

Nossas filiais

Veja a localização ou entre em contato com uma de nossas filiais.

ver mais