Na Casa da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra, em Rio Pardo, as extensionistas de bem-estar social promovem, nos três dias do evento, oficinas de alimentação saudável. O objetivo do trabalho é demonstrar as diferentes maneiras de utilizar plantas não-convencionais, nutritivas e existentes na região para a alimentação humana. Segundo uma das coordenadoras das oficinas e assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar de Estrela, Rafaela Sais, é importante mostrar que existem outras formas de utilização dos alimentos, além daquelas que as famílias já estão acostumadas a consumir, para tornar o alimento mais atrativo e saboroso. “Temos que aproveitar ao máximo os nutrientes dos alimentos e diversificar a alimentação das famílias rurais”, ressaltou Rafaela.
Durante a feira, a Emater/RS-Ascar está realizando oficinas com pratos que utilizam o aipo, gengibre, inhame, batata cará, batata yacon e açafrão. Essas plantas possuem nutrientes indispensáveis à saúde que, além de nutrirem, enriquecem a alimentação humana, podendo tornar-se também uma nova fonte de renda para a família rural.
As oficinas são realizadas diariamente, até quinta-feira (03), sendo uma no período da manhã e outra à tarde, conforme a seguinte programação:
Dia 02 de março:
10h30 – Nhoque de inhame com molho e Suco de hibisco
14h30 – Pão de cará e Geléia de Pimenta
Dia 03 de março:
10h30 – Risoto de frango com açafrão e Salada de Capuchinha
14h30 – Sonho de Batata Yacon
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Alciane Nolibos Baccin