Tabaco

Entidades da cadeia do tabaco se reúnem em Porto Alegre

16 de setembro de 2011

Compartilhe

As ações desenvolvidas atualmente pelo setor do tabaco foram alvo de reunião entre o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e as entidades representativas dos fumicultores.

Durante a reunião, ocorrida ontem, em Porto Alegre, o presidente do SindiTabaco discorreu sobre os acordos com o Ministério Público do Trabalho (MPT) na região sul. Iro Schünke abordou o termo de compromisso, firmado com o MPT/RS, e o acordo com o MPT/Brasília. Ambos tratam de questões voltadas à construção de processos educativos que visam combater o trabalho infantil e o de adolescentes e sobre o uso e manuseio correto de agrotóxicos. O primeiro discorre sobre ações no Rio Grande do Sul, e o segundo, em Santa Catarina e no Paraná.

Schünke também abordou o projeto Crescer Legal, que sucedeu o programa O Futuro é Agora. Criado em 1998, o trabalho consiste em elevar a saúde e a segurança do produtor. Também foram alvos de explanação os equipamentos de proteção individual (EPIs), depósitos para armazenamento de agrotóxicos nas propriedades rurais, integridade e análises de resíduos e rastreabilidade do tabaco, os acordos com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), programa de Microbacias e certificação da produção integrada de tabaco.

O recolhimento de embalagens vazias, obra pioneira do setor, mereceu análise especial. Desde o seu início, conforme explica o presidente do SindiTabaco, o programa recolheu 7,9 milhões de embalagens junto às propriedades fumageiras. Atualmente são 2.300 pontos de coleta em 600 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, o recolhimento é feito de forma conjunta entre entidades e associações e as empresas fumageiras.

Além do SindiTabaco e de suas empresas associadas, participaram do encontro representantes das Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag, Fetaesc e Fetaep) e Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Também se fizeram presentes o secretário, tesoureiro e vice-presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Romeu Schneider, Marcílio Laurindo Drescher e Mário Ilo Grützmacher, respectivamente.

Mário André Poll – Departamento de Comunicação Afubra

Ouça a entrevista com Romeu Schneider, produzida por Elpídio Jair Iser.

Arquivos relacionados

Arquivo 1 - Clique para baixar

Compartilhe

Fale conosco

Trabalhe conosco

Ao cadastrar ou atualizar o seu currículo, este ficará vigente pelo período de um ano.

Confira as vagas disponíveis.

ver mais

Nossas filiais

Veja a localização ou entre em contato com uma de nossas filiais.

ver mais