Na 11ª edição da Expoagro Afubra uma das novidades é o Espaço Cultural. No local, além do Projeto Verde é Vida, diariamente acontecem apresentações artísticas. Uma das principais atrações do local é a II Mostra Científica Sul-Brasileira do Projeto Verde é Vida. O objetivo da mostra é incentivar os alunos das escolas participantes do projeto a desenvolverem pesquisas com foco no desenvolvimento sustentável da sua comunidade. Para selecionar os participantes da mostra, entre os mais de 1,2 mil inscritos, foram realizadas reuniões pedagógicas que escolheram os melhores trabalhos de cada uma das 15 regiões participantes do Verde é Vida. Das 15 escolhidas, 14 pesquisas estão na Mostra Científica Sul-Brasileira. São alunos das cidades de Santa Cruz do Sul, Cruzeiro do Sul, Candelária, Herval d’Oeste/SC, Francisco Beltrão/PR, entre outras.
Um exemplo do que pode ser visto na II Mostra Científica Sul-Brasileira do Projeto Verde é Vida é a pesquisa “Lágrimas da preservação” dos alunos Leonardo Luiz Müller e Bruna Flávia Oliveira, da Escola Estadual João Negrão Júnior de Teixeira Soares no Paraná. O objetivo dos alunos é conscientizar a população da cidade de 12 mil habitantes sobre a importância da separação do lixo e preservação ambiental, através do envolvimento de crianças a partir dos cinco anos, jovens e adultos.
Bruna conta que o grande objetivo do projeto é a implantação de um aterro sanitário no município e da separação do lixo, substituindo o atual “lixão” onde são depositados os resíduos. O trabalho que começou na escola já rende frutos e a aluna comemora estar entre os 15 melhores. “A partir da ideia que tivemos trabalhamos muito pelo nosso projeto. A separação do lixo já começou a ser feita, mas ainda falta o aterro. É gratificante ver os resultados e poder mostrar aqui o que já conseguimos”.
ESPAÇO CULTURAL – Além da II Mostra Científica do Projeto Verde é Vida, o Espaço Cultural da Expoagro Afubra 2011 ainda abriga o Museu da Agricultura Familiar que conta com mais de 50 peças entre equipamentos, ferramentas e utensílios domésticos usados pelos produtores rurais e que mostram a evolução dos trabalhos da família rural.
Ainda fazem parte da programação do Espaço Cultural apresentações de música, danças alemãs, danças gauchescas, além dos teatros do Inpev sobre o recolhimento de embalagens de agrotóxicos. As apresentações artísticas se iniciam às 11 horas e se estendem até às 13 horas, diariamente.
foto: Bertuol/Afubra
Coordenadoria de Imprensa – Expoagro Afubra 2011
Jornalista Emanuele Mantovani
Reg. MTb. 12.704