
“Tudo que nós temos veio do tabaco”.
Clóvis Bohn e Adelaide Schmidt, associados da Afubra
A criação da Afubra foi motivada pelas dificuldades de comercialização do tabaco e pelos prejuízos causados pelo granizo. Os agricultores se uniram para criar uma instituição e terem força. Assim surgiu a Afubra, em 1955. O próximo o era buscar por uma empresa que fizesse um tipo de seguro rural para os casos de granizo. Nenhuma empresa aceitou devido ao alto risco.
A Afubra, criada por produtores de tabaco, desenvolveu o próprio sistema de auxílio no dia 5 de novembro de 1956, chamado Sistema Mutualista Afubra. Trata-se de um programa próprio de auxílios mútuos, com benefícios criados e istrados pela entidade e aprovados pelos associados em assembleia geral anual. E o tabaco é a única cultura no Brasil que tem esse tipo de sistema mutualista.
Até 1962, o sistema abrangia o Rio Grande do Sul. E por pedidos de produtores, ou a atuar em Santa Catarina e Paraná, em 1963. No decorrer dos anos, além do auxílio em lavouras em caso de granizo ou granizo e tufão, a Afubra implementou outros benefícios, que são: auxílio reconstrução estufa, auxílio replante e auxílio funeral.
A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) beneficia os seus associados da seguinte forma:
- Defende os interesses da classe fumicultora em geral.
- Junto com as federações (Farsul, Faesc, Faep, Fetag, Fetaesc e Fetaep) fazem pesquisa e o cálculo de custo de produção em conjunto com empresas fumageiras e, após, fazem a negociação do preço do tabaco com as empresas fumageiras para buscar melhor remuneração ao produtor.
- Oferece o pagamento do auxílio de danos em lavouras de tabaco, ocasionados por granizo ou granizo e tufão.
- Oferece o pagamento do auxílio reconstrução de estufas, em caso de danos causados por incêndio, raio, granizo e vendaval, desde que esteja no período de colheita.
- Paga o auxílio funeral a associados, cônjuges e filhos inscritos, de acordo com o regulamento.
- Mantém o programa de Bônus de Associados (PBA) que fideliza a participação do associado que não foi atingido por granizo em determinadas safras.
- Possibilita orientação técnica gratuita florestal e agrícola em lavouras de diversas culturas, através de engenheiro agrônomo, florestal e técnicos agrícolas (mediante solicitação e análise interna).
- Concede descontos especiais aos associados nas compras à vista e juros reduzidos nas compras a prazo, nas lojas da Agro-Comercial Afubra.
- Oportuniza estágios no Centro de Difusão Agropecuária para associados ou dependentes.
- Realiza a Expoagro Afubra, feira agrícola para manter o associado atualizado sobre novas oportunidades de negócios, tecnologias e programas institucionais, estimulando a diversificação e a sustentabilidade da propriedade rural.
- Participa de programas que fortalecem o setor (Crescer Legal – combate ao trabalho infantil; Plante Milho e Feijão; Programa de Microbacias, entre outros).
- Realiza trabalhos educativos com escolas parceiras do meio rural, através do Verde é Vida.
- Participa do Programa de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos, em parceria com o Sinditabaco.
- Participa nos Estados do RS, SC e PR, do Dia do Produtor de Tabaco, para conscientizar a população sobre a importância da cultura para o País.
- Realiza palestras, eventos, encontros de negócios e tardes de campo para atualizar e mostrar as novidades do setor aos agricultores.