Verde é Vida

Afubra reúne professores do Verde é Vida em São José do Cedro

28 de março de 2011

Compartilhe

O IV Encontro Sul-Brasileiro Verde é Vida, que ocorrerá nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho deste ano, em Santa Cruz do Sul/RS, foi um dos assuntos tratados durante a Reunião Pedagógica do Projeto, realizada hoje (25), no município de São José do Cedro/SC. O Sul-Brasileiro reunirá cerca de 800 pessoas, entre alunos e professores para dias de troca de experiência e integração, numa programação que está em organização. Em São José do Cedro, além do município anfitrião, estiveram presentes Iporã do Oeste, São Miguel do Oeste, Barra Bonita e Bandeirante, que integram o Verde é Vida da Região de Atuação de São Miguel do Oeste.
A nova sistemática da Bolsa de Sementes foi o segundo tema abordado pelo coordenador pedagógico do Projeto, biólogo José Leon Macedo Fernandes. A terceira edição do Manual apresenta uma proposta técnica, pedagógica e operacional e proporciona aos professores subsídios para a coleta, beneficiamento e armazenamento das sementes.
O Projeto de Coleta do Óleo Saturado que a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) desenvolve desde 2009 agora é aberto a todos os municípios e escolas interessados. A novidade também foi apresentada durante a reunião em São José do Cedro. A sistemática permanece a mesma: os municípios cadastram as escolas que, por sua vez, ao recolher o óleo e, dentro das normas estipuladas, o entregam à Afubra, recebem o valor de R$ 0,50 por litro.
Para o prefeito de São José do Cedro, Renato Broetto, o dia servirá para reflexões sobre a forma de ensinar. Ao usar exemplos como a educação no trânsito, salientou a necessidade da orientação prática dos alunos e agradeceu a Afubra por ajudar na educação ambiental. “A riqueza das discussões que ocorrem durante os encontros do Verde é Vida geram soluções”, ressaltou o prefeito.
A diretora da escola estadual de ensino fundamental Osni Medeiros Régis, anfitriã da reunião, professora Edimara Tremea Pontin, comparou as atividades da escola antes e depois de integrar o Projeto Verde é Vida, com os resultados obtidos num salão de beleza. “Antes de integrarmos o Verde é Vida, fazíamos os trabalhos mas não registrávamos. A partir do Projeto, aprendemos a organizar e documentar os nossos projetos e ações. Com isso, mostramos à comunidade o que a escola realiza”, enfatizou a diretora, ao destacar que “o Projeto Verde é Vida impulsiona as ações das escolas”.

PRÊMIOS
A professora conta que, ao começarem a documentar os trabalhos realizados para registrar nos documentos da Afubra, surgiram as oportunidades da escola participar em concursos a nível regional, estadual e nacional. Depois disso, foram diversos prêmios conquistados. Um dos mais importantes foi recebido no dia 21 de março deste ano, em Brasília, numa promoção da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Com o projeto “A Diversidade é a Minha Identidade”, a escola ganhou a premiação por experiência exitosa na implantação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações etnicorraciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. “Temos na escola um grande número de descendentes africanos, por isso participamos”, explica Edimara, ao revelar que a escola foi a única de Santa Catarina a receber o prêmio.
E as conquistas da escola não param por aí. Em julho recebem o prêmio Onda Verde, um dos maiores de expressão ecologia da região Sul do Brasil. Em dezembro de 2010 receberam o prêmio nacional “Telecentros do Brasil 2010”, por meio do projeto Semente Digital. A aluna Marcieli Reveres tem seu desenho na capa do material escolar distribuído pela Secretaria de Educação de Santa Cruz do Sul, como premiação no concurso Artista Sou Eu. A aluna Marisa Neinas teve um brinquedo educativo feito a partir de material reciclável classificado num concurso específico. “E tem mais dois prêmios que a escola vai receber ainda no primeiro semestre de 2011 mas que, por enquanto não vamos divulgar”, faz segredo a satisfeita diretora da EEEF Osní Medeiros Régis.

Fonte: Departamento Comunicação Afubra
Luciana Jost MTb/RS 13.507

Compartilhe

Fale conosco

Trabalhe conosco

Ao cadastrar ou atualizar o seu currículo, este ficará vigente pelo período de um ano.

Confira as vagas disponíveis.

ver mais

Nossas filiais

Veja a localização ou entre em contato com uma de nossas filiais.

ver mais