O IV Encontro Sul-Brasileiro Verde é Vida, que ocorrerá nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho deste ano, foi um dos assuntos tratados durante a Reunião Pedagógica do Projeto, realizada no dia 22 de março, no município de Luzerna/SC. O Encontro, em Santa Cruz do Sul/RS, reunirá cerca de 800 pessoas, entre alunos e professores para dias de troca de experiência e integração, numa programação que está em organização.
A nova sistemática da Bolsa de Sementes foi o segundo tema abordado pelo coordenador pedagógico do Projeto, biólogo José Leon Macedo Fernandes. A terceira edição do Manual apresenta uma proposta técnica, pedagógica e operacional e proporciona aos professores subsídios para a coleta, beneficiamento e armazenamento das sementes.
O Projeto de Coleta do Óleo Saturado que a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) desenvolve desde 2009 agora é aberto a todos os municípios e escolas interessados. A novidade também foi apresentada durante a reunião em Luzerna. A sistemática permanece a mesma: os municípios cadastram as escolas que, por sua vez, ao recolher o óleo e, dentro das normas estipuladas, o entregam à Afubra, recebem o valor de R$ 0,50 por litro.
O prefeito de Luzerna, Lorival Fiorin, deixou clara a necessidade do trabalho na linha do projeto Verde é Vida. “Este projeto tem um significado especial pois faz com que as crianças levem para casa a educação de plantar mas, ao mesmo tempo, preservar”, enfatizou Fiorin.
Já o gerente da Agro-Comercial Afubra de Herval d’Oeste, José Carlos Kuchel, o sucesso do Verde é Vida se deve aos alunos e professores e os parabenizou pela sua dedicação. “O meio ambiente merece cada vez mais a nossa atenção”, finalizou.
Em Luzerna, além do município anfitrião, estiveram presentes Água Doce, Erval Velho, Herval d’Oeste, Joaçaba e Treze Tílias. O dia de trabalhos contou com a presença dos professores das 9 escolas que integram o Verde é Vida da Região de Atuação de Herval d’Oeste.
Fonte: Departamento Comunicação Afubra
Luciana Jost MTb/RS 13.507