Ato solene foi realizado durante a tarde desta terça-feira com a presença de convidados e visitantes
Pelos corredores da Expoagro Afubra a regra é clara: desenvolver e apresentar ações com foco no desenvolvimento da agricultura familiar. Exemplo disso foram os diferentes acordos institucionais firmados, na tarde desta terça-feira, no estande institucional da Embrapa. Entre eles, ocorreu a renovação da parceria entre a instituição federal e a Afubra para a comercialização de cultivares BRS nos viveiros da entidade.
O documento foi assinado pelo presidente da Afubra, Marcilio Laurindo Drescher, e pelo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior. A iniciativa, por sua vez, possibilita que agricultores tenham o aos resultados da pesquisa pública. “Parcerias como essa são sempre bem-vindas. Nossa entidade aprendeu, cresceu e se consolidou entendendo que se faz melhor e com mais eficiência quando é feito em conjunto. Unindo forças damos os à frente”, afirmou Marcilio.
O ato também marcou o lançamento do livro Plantas Alimentícias Não Convencionais no Território Zona Sul: identificação de espécies e uso de estruturas vegetativas, produzido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg). De acordo com a professora universitária, e editora-técnica, Jaqueline Durigon, a consolidação do projeto é resultado de uma caminhada repleta de ações e atuação junto aos agricultores, povos e comunidades tradicionais. “A obra foi desenvolvida para popularizar o conhecimento e vem para contribuir com a diversificação junto à agricultura familiar”.
Outras parcerias
Durante o evento, também ocorreu a de contrato de cooperação técnica com a Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa) e a entrega simbólica de Quintais Orgânicos para as escolas família agrícola EFASol, de Vale do Sol, e Efasc, de Santa Cruz do Sul.
Entre os participantes estava Igor Andriel Müller, de 16 anos, morador de Centro Linha Brasil, no município de Venâncio Aires/RS. Ao lado dos pais Marcelo Inácio Müller e da mãe Beatriz Willms Müller, o estudante do 2º ano da Efasc recebeu a placa que simboliza a instalação do Quintal Orgânico – projeto desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado em parceria com a Philip Morris Brasil -, na propriedade da família.
“É uma grande honra e oportunidade poder fazer parte disso tudo. Nós sempre buscamos a diversificação e meu avô, Renato Müller, já havia começado com frutas e hortaliças. Agora teremos ainda mais chances de ampliar a renda de forma sustentável”. Hoje, a família do jovem também produz milho e tabaco (na última safra foram 60 mil pés).
Jornalista Heloísa Letícia Poll – MTb/RS 16.224
Assessoria de Imprensa Expoagro Afubra 2025
Crédito das fotos: Bruno Pedry