Expoagro Afubra

Afubra e Embrapa assinam contrato de cooperação técnica

1 de março de 2011

Compartilhe

Na tarde desta terça-feira, 1º de março, na Expoagro, representantes da Afubra e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emprapa) am um contrato de cooperação técnica. O objetivo do convênio é estabelecer cooperação entre as entidades visando o desenvolvimento de ações de transferência de tecnologia, com foco na agricultura familiar, além de formalizar a participação da empresa na Expoagro Afubra.

De acordo com o vice-presidente da Afubra, Heitor Álvaro Petry, “desenvolver este trabalho em parceria com a Embrapa é fundamental para que possamos ser um centro de referência na multiplicação do conhecimento que a Embrapa produz.” Desta forma, salientou, “Os grandes beneficiados serão os agricultores.”

Para o coordenador técnico da Embrapa, o engenheiro agrônomo Rogério Costa Gomes, a parceria com a Afubra é uma ferramenta importante, pois viabiliza a transferência de tecnologia que beneficia a agricultura familiar. A Embrapa produz a pesquisa e o conhecimento, mas precisa de ferramentas como esta para fazer com que este conhecimento chegue até o produtor rural.

QUINTAIS ORGÂNICOS – Um exemplo disso é o projeto dos Quintais Orgânicos de Frutas, presente na Expoagro Afubra 2011 com um pomar composto por 16 espécies frutíferas com cinco mudas por espécie. Segundo Costa Gomes, este projeto nasceu a partir do Fome Zero, em 2004, com o objetivo de contribuir para a segurança alimentar e qualidade ambiental de comunidades em áreas rurais e urbanas, através dos princípios da produção orgânica.

Segundo Costa Gomes, “este projeto resgata a tradição dos pomares caseiros, aliada à tecnologia desenvolvida pela Emprapa.” Os Quintais Orgânicos auxiliam na preservação de espécies frutíferas nativas e animais silvestres, além de fornecerem frutas e seus subprodutos, praticamente, durante os 12 meses do ano. Atualmente, o projeto de cultivo de frutas ocupa uma área de 1,1 mil hectares nos estados do Sul e já beneficiou mais de 30 mil pessoas.

AVICULTURA COLONIAL – O projeto de Avicultura Colonial da Embrapa, também presente na Expoagro Afubra 2011 busca o incremento na renda dos agricultores familiares numa perspectiva sustentável, sob os aspectos econômicos, ambientais e sociais. O projeto desenvolve a criação de frangos com técnicas de manejo diferenciadas a, ao mesmo tempo simples, mas que melhoram a qualidade da carne e dos ovos produzidos.

A alimentação dos animais utiliza resíduos da propriedade como batata-doce, mandioca e abóbora, além das folhas da batata e da mandioca, complementada com núcleo. Além da alimentação diferenciada, os animais são estimulados a se movimentarem, evitando o confinamento. Dessa forma, os frangos têm uma melhor qualidade de vida, o que resulta em uma carne mais fibrosa e mais macia e ovos melhores.

Estes são apenas dois exemplos de técnicas desenvolvidas pela Embrapa e presentes na Expoagro Afubra 2011, para que agricultores familiares possam, com pequenos investimentos, incrementar sua produção e sua renda. O trabalho mostra na prática de que forma a cooperação entre Afubra e Embrapa pode atuar na disseminação de conhecimento para melhorar a agricultura familiar.

foto: Bertuol/Afubra

Coordenadoria de Imprensa – Expoagro Afubra 2011
Jornalista Emanuele Mantovani
Reg. MTb. 12.704

Compartilhe

Fale conosco

Trabalhe conosco

Ao cadastrar ou atualizar o seu currículo, este ficará vigente pelo período de um ano.

Confira as vagas disponíveis.

ver mais

Nossas filiais

Veja a localização ou entre em contato com uma de nossas filiais.

ver mais