Expoagro Afubra

Cães para pastoreio de ovelhas dão show de habilidade na Expoagro Afubra

28 de março de 2025

Compartilhe

Apresentações com cães da raça border collie na condução do rebanho de ovinos encantaram visitantes da feira em demonstrações cheias de agilidade e inteligência

Uma raça canina extremamente inteligente e com habilidades excepcionais, o border collie é muito utilizado para pastoreio de ovelhas. Durante a Expoagro Afubra, diariamente os visitantes puderam prestigiar exibições de adestramento de cães da raça. As demonstrações, realizadas no setor de animais, foram conduzidas pelo aposentado Sami Mahfuz Neto, um apaixonado pelos border collies há mais de duas décadas. Os cachorros Neco e Doc encantaram os visitantes com suas apresentações de habilidade, agilidade e obediência. Com palavras de comando e ao som de apitos, os animais podem reunir e conduzir o rebanho conforme a vontade do dono.

Conforme Mahfuz, o border collie é um cão pastor de ovelhas, originário da fronteira entre Inglaterra e Escócia. No Brasil, também tem sido usado para o manejo de gado, mas reforça que originalmente a raça é ovelheira. “Nisso ele é insuperável”, garante. Para o criador, que atualmente tem 13 cães, feiras como a Expoagro Afubra são primordiais para se difundir as habilidades desse animal no manejo dos rebanhos ovinos, que sozinho supera o trabalho de um homem a cavalo. “Não conheço nenhum outro cão pastor que supere o border collie em predicados, em treinabilidade e inteligência. Realmente é o cão mais inteligente que existe.”

Os filhotes de border collie podem começar a ser treinados após um ano de idade, quando já estão bem desenvolvidos fisicamente. Para saber todos os comandos, o adestrador conta que os cães levam em torno de seis meses. A partir daí, terão mais de dez anos de trabalho no campo junto com seus tutores. No manejo dos rebanhos, ainda explica que normalmente o border collie trabalha sozinho. O ovinocultor até pode usar dois ou mais cães, mas terá que treiná-los com comandos diferentes para que executem ações distintas ao mesmo tempo. Atualmente, Mahfuz coordena do Canil Jucka Pitanga, que leva o nome da primeira border collie da família.

“Em nosso centro de treinamento ministramos cursos, clínicas e realizamos o treinamento de cães para terceiros”, conta. Para o adestrador, o border collie possui todas as qualidades e recursos para efetuar o trabalho campeiro. “O cão busca rebanhos nas invernadas, levando-os para os piquetes, apartando, encerrando, enfim, toda a lida que se faz necessária no dia a dia do campo”, esclarece. Atualmente, Mahfuz ministra o curso Adestramento de Cães para Pastoreio em Rebanho Ovino, promovido gratuitamente pelo Senar-RS. “Procure o Sindicato Rural ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de seu município e saiba como participar”, indica.

Jornalista Michelle Treichel – MTB/RS 12.559
Assessoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2025
Crédito das foto: Bruno Pedry

Compartilhe

Fale conosco

Trabalhe conosco

Ao cadastrar ou atualizar o seu currículo, este ficará vigente pelo período de um ano.

Confira as vagas disponíveis.

ver mais

Nossas filiais

Veja a localização ou entre em contato com uma de nossas filiais.

ver mais