Ação integra todas as regiões de abrangência da entidade e visa promover a conscientização social de forma educativa
A Gincana Cooperativa Papa Tampinha/Afubra foi lançada oficialmente nesta quarta-feira, dia 27, durante a programação da Expoagro Afubra 2025. Com o objetivo de comemorar os 70 anos da entidade, a iniciativa será realizada durante todo o ano e visa promover a conscientização social de forma educativa. Conforme o professor José Leon Macedo Fernandes, coordenador pedagógico do Verde é Vida, a ação já era realizada internamente para estimular a consciência socioambiental entre os funcionários da Afubra. Agora, será levada a todas as comunidades assistidas pela entidade no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, tendo as escolas parceiras do Verde é Vida como referência.
“A proposta é realizar a campanha de coleta de tampinhas plásticas através de uma gincana cooperativas entre as escolas. Todas as tampinhas arrecadas serão doadas para entidades beneficentes nos três estados do Sul”, explica. A gincana acontecerá do dia 27 de março até o dia 26 de outubro de 2025. As escolas interessadas em participar já podem realizar suas inscrições, na matriz e nas filiais da Agro-Comercial Afubra. Segundo Leon, ao longo de sete meses os participantes precisam coletar tampinhas plásticas, armazenar em bombonas descartáveis de cinco litros e entregar na loja Afubra mais próxima. Serão premiadas as equipes que conquistarem mais pontos em cada uma das 24 unidades da associação.
Os vencedores receberão R$ 1 mil para serem trocados por mercadorias nas lojas da Afubra. Cada equipe campeã pode sugerir uma entidade assistencial que será beneficiada com as tampinhas coletadas durante a ação. As instituições indicadas pelas escolas vencedoras da gincana devem estar cadastradas no Tampinha Legal, que é o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico das Américas. A Gincana Cooperativa Papa Tampinha/ Afubra conta com o apoio do Grupo Foco Empreendedor e do Programa Tampinha Legal. O regulamento completo para os interessados em se inscrever pode ser encontrado aqui.
Programa Tampinha Legal desmistifica o uso do plástico
Para marcar o lançamento da Gincana Cooperativa Papa Tampinha/Afubra, a Arena 2 do Espaço de Inovação do Agro recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 27, a palestra da gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza. Durante sua explanação, ela apresentou a importância do plástico para a sociedade e o trabalho do Tampinha Legal, uma realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. O programa existe desde 2016 e convida todos os segmentos da sociedade a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas, que buscam a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou rees de valores.
Para Simara, a participação do Tampinha Legal na 23ª Expoagro Afubra busca promover e motivar, também, o setor agropecuário do País a incorporar práticas de economia circular em seus negócios, a fim de promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental. “Estamos muito felizes em participar desta feira, que é uma das mais importantes para o nosso Estado, principalmente após a catástrofe climática que vivemos no ano ado. Apresentar os resultados do Tampinha Legal para o setor agropecuário representa a nossa busca pela conectividade com vários segmentos da sociedade, promovendo ações modificadoras de comportamento de massa e a fim de aumentar os níveis de esclarecimento quanto ao destino adequado aos resíduos plásticos”, afirma.
Mais sobre o Tampinha Legal
O Programa Tampinha Legal é uma realização do Instituto SustenPlást, com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, proporcionando que a economia circular ocorra na prática. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Paraná. Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da Fiergs. No aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), estão informações como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes. Também é possível acompanhar o programa por redes sociais. Em 2025, a meta é bater 1 bilhão de tampinhas recolhidas pelo programa. Ao longo de oito anos, já foram doados mais de R$ 4 milhões para as entidades assistenciais cadastradas.
Jornalista Michelle Treichel – MTB/RS 12.559
Assessoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2025
Crédito das fotos: Alencar da Rosa